Profeta x Homem de Deus!
I Reis 13:1-4 /11-14.1 - E EIS que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.2 - E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.3 - E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.4 - Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.5 - E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do SENHOR.11 - E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai.14 - E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.
O texto nos da uma ideia de como estava a situação em Judá,o povo havia dividido-se segundo uma profecia predita por Aias.
I Reis 11:29 - Sucedeu, pois, naquele tempo que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o profeta Aias o silonita, o encontrou no caminho, e ele estava vestido com uma roupa nova, e os dois estavam sós no campo. 30 - E Aias pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços.
Jeroboão estava agindo igual, a qualquer líder comum de nossos dias,ele havia sido indicado por Salomão,para ser líder da casa de Jose,podemos dizer Efraim.Mas o relacionamento entre Salomão e sua mãe, que era viúva não era dos melhores,pra piorar a situação com o atual rei, contudo isso acontecendo Jeroboão recebe uma palavra do profeta,dizendo que tornaria-se rei de dez tribos de israel. I Reis 11.37 - E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel.38 - E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel. O ambiente estava todo favorável a Jeroboão;a profecia se cumpriu conforme a predição do profeta,mas ele não agiu conforme a ordem divina.
Dentro desse cenário, surgem dois personagens muito importante na historia! O primeiro designado por Deus para ir de Judá a Betel,para ali profetizar contra o altar que Jeroboão havia edificado, rei Jeroboão; estava no limite de sua incredulidade, ao ponto de oferecer sacrifício no altar que era incumbido aos sacerdotes,criando dois bezerros de ouro para o povo adorar, para não ir até Jerusalém pois lá reinava Roboão filho de Salomão.
Quando o homem de Deus chega,junto ao altar onde Jeroboão se encontrava para queimar incenso,ele clama contra o altar por ordem do senhor,e o altar se fende ao meio,Jeroboão por sua vez tenta se lançar sobre ao homem estendendo a mão,mas sua mão seca-se.Aqui aprendemos uma lição muito importante! Jeroboão não havia sido ungido rei, por uma ordem do Senhor? Sim! Veja qual foi a palavra do profeta!I Reis 11.37 - E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel.Agora ele clama ao profeta para orar pelo Deus do profeta,Deus não era mais seu Deus! O Deus o que havia colocado no trono.Tamanha incredulidade do rei,que por sua vez ainda tenta persuadir,o homem de Deus a ir a sua casa,para comer pão com ele,e descansar.Oferta negada pelo homem de Deus, que seguiu seu caminho de volta, conforme a palavra do Senhor.
O segundo personagem, surge então na vida do homem de Deus, e se apresenta como profeta.I Reis 13.14 - E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.15 - Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão.16 - Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.17 - Porque me foi mandado pela palavra do SENHOR: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.18 - E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).19 - Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.
Esse segundo personagem era um profeta,porem falso; embora sendo ele de idade, mentiu para o homem de Deus. Talvez por respeito a sua idade o homem de Deus deixou-se persuadir.
Aqui temos três personagem e três grandes lições!
A primeira temos um líder, que mesmo tendo o aval de Deus para governar seu povo, escolhe seguir seu próprio caminho. O poder lhe sobe a cabeça a tal ponto, de tomar o lugar até mesmo dos sacerdotes;e ainda cria seus próprio deuses e se não bastasse leva o povo a adora-lo! O cuidado que deve ser tomado quando se assume algo extremamente relevante, em lugar de alguém que era mais bem visto do que nós,o sucesso de nosso antecessor,não pode nos levar agir com incredulidade para alcançar nosso objetivo.
A segunda ha um homem,não temos seu nome mencionado,nem tão pouco se era profeta;apenas é citado com homem de Deus.
Viajou um bom trecho de caminho,para obedecer uma ordem de Deus. Tendo cumprido seu dever, retorna para sua terra por um outro caminho,sendo apanhado por um profeta velho e mentiroso,no qual depois de ouvi-lo e persuadido a voltar e por essa razão tem sua morte decretada por Deus.Nunca devemos dar ouvido de imediato as pessoas, mesmo que se apresente como profeta de Deus.Por mais que sejam mais velhas experientes,se desejamos cumprir a ordem de Deus,que seja do jeito que Deus determinou,mesmo que custe algumas amizades,melhor é estar com fome e sede com Deus, do que com a barriga cheia e morto.
A terceira lição está relacionada ao profeta velho, e ao homem de Deus.
Nem todo profeta e homem de Deus!Esse pode ser velho ou novo! O profeta velho que morava em Judá, quando soube do homem de Deus,e de sua profecia no minimo sentiu-se enciumado por ter que vir alguém de tão longe profetizar sobre o altar do rei e suas ações pagãs,aquele homem estava invadindo seu território de profecias,um coração encolerizado, só trás derrota tanto pra uns quanto á outros.
Por sua vez o homem de Deus, não pesou as palavras do profeta velhos;antes atentou para elas esquecendo-se do compromisso que tinha com Deus,essa atitude lhe custou a vida.
Quantos pastores não poe em risco sua carreira, por acreditar que os mais experientes podem ajudar em suas jornadas ministeriais.Devemos crer sim nas palavras,de alguns homens,que sejam sensatos e humildes,mas devemos pesar suas palavras com a vontade de Deus.
Devemos entender que vivemos momentos parecidos com aquela época,lideres que andam segundo seu coração,profetas velhos mas que professam uma verdade falsa.
Nossa oração é que os verdadeiros homens de Deus,só ouçam sua voz.
Pr. Jonatas Egídio Schmetk.
Comentários
Postar um comentário