ESTUDO.DISCIPULADO.10
ESTUDO 10.
GRAÇA
"Com grande poder, os apóstolos continuaram a testificar da ressurreição do Senhor Jesus, e MUITA GRAÇA estava com todos eles"(At 4.33). "De Atália eles navegaram de volta para Antioquia, onde haviam sido encomendosa graça de Deus para a obra que já haviam completado" (At 14.26). Por que a graça de Deus foi tão importante na experiência dos primeiros cristãos? Por que a Igreja de Antioquia orou para que a GRAÇA de Deus estivesse sobre Paulo e Barnabé, e mais tarde sobre Paulo e Silas, quando partiram em suas viagens missionárias?
A. O SIGNIFICADO DA GRAÇA.
O conceito mais comum da palavra "graça" é "o favor imerecido de Deus" — em outras palavras, muito embora fôssemos pecadores, merecedores do julgamento, Deus olhou para nós com amor e nos perdoou. Isto, no entanto, é somente a metade do seu significado. Ela também significa "o poder de capacitação de Deus". “Que o nosso Próprio Senhor Jesus e Deus, nosso Pai, o Qual nos amou e pela Sua graça nos deu um eterno encorajamento e uma boa esperança, possa encorajar os seus corações, fortalecê-los em toda boa obra e palavra’’ (2 Ts 2.16,17)”. A Sua graça não somente nos torna aceitos na família de Deus, mas também supre o poder que necessitamos para vivermos a vida cristã. Duas passagens bíblicas indicam os dois aspectos da graça de Deus em todos os crentes:
1. O favor imerecido de Deus.
"Pois foi pela graça [o favor imerecido de Deus] que vocês foram salvos através da fé- isto não vem de vocês próprios; é a dádiva de Deus - não através das obras, a fim de que ninguém se gabe " (Ef 2.8,9).
2. O Poder de capacitação de Deus.
"... Com amor Ele nos predestinou para que fôssemos adotados como Seus filhos através de Jesus Cristo, de acordo com o Seu beneplácito e vontade — para o louvor da Sua gloriosa graça [poder de capacitação], que Ele nos deu gratuitamente no Amado "(Ef 1:4 - 6). Leia também o capítulo inteiro, o qual descreve tudo o que recebemos pela graça(pelo Seu poder de capacitação). Na salvação, não somente é expresso o favor imerecido de Deus (no fato de que recebemos o perdão e um relacionamento restaurado com Ele, muito embora não o mereçamos), mas também é expresso o poder de capacitação de Deus — pois é somente pelo SEU poder que podemos ser transformados. "Portanto, se uma pessoa está em Cristo, ela é uma nova criação; as coisas velhas já passaram e as coisas novas já chegaram!" (2 Cor 5.17).Este princípio da graça continua durante todo o nosso caminhar com Deus. Em todas as áreas de nossas vidas cristãs, é a graça de Deus que faz com que cresçamos e sejamos fortes— o poder de capacitação de Deus que nos é dado sem nenhum mérito de nossa parte cresçam na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. "(2 Pe 3.18).
B. A GRAÇA DADA AOS HERÓIS DA FÉ.
Esta força operacional da graça é revelada nas vidas de homens e mulheres em toda a Bíblia. Todos os heróis da fé começaram o seu caminhar com Deus cientes das suas próprias fraquezas e incapacidades. Era somente quando permitiam que a graça de Deus — o Seu poder de capacitação-operasse em suas vidas que eles conseguiam tornar-se o tipo de pessoas que Deus queria que fossem e a cumprir o plano e o propósito que Deus tinha para suas vidas.
C. A GRAÇA NA VIDA DE MOISÉS Leia Êxodo 3:11-13;4:1-13.
A ordem que o Senhor deu a Moisés não foi nenhuma tarefa medíocre. O Egito era o império dominante da época. Era uma nação maligna, e Faraó, o seu líder satânico, possuía uma autoridade que era divina segundo o que alguns afirmavam. Todas as nações do mundo conhecido viviam com temor de Faraó. Quando Deus disse a Moisés para descer ao Egito e dizer a Faraó para libertar da escravidão os Seus três milhões de pessoas, a resposta imediata de Moisés — proveniente das suas próprias fraquezas e incapacidades — foi a seguinte:
Vs3:ll: "Quem sou eu?" Vs3:13: "Quem és Tu?"
Vs4:l: "Eles não crerão em mim!" Vs 4:10: "Eu não sou eloquente!"
Vs 4:13: "Senhor, envia uma outra pessoa!"
Mas com a graça de Deus, Moisés desceu de fato ao Egito, e com sinais e maravilhas tirou o povo de Israel, assim como Deus lhe havia dito para fazer.
D. A GRAÇA NA VIDA DE GIDEÃO.
Leia Juízes 6:1 -24. O chamado de Deus veio a Gideão para libertar o Seu povo dos exércitos conquistadores dos midianitas. Israel havia conhecido somente derrotas durante muitos anos. A resposta de Gideão à palavra de Deus no versículo 13 revela a sua incredulidade inicial: “Mas senhor, replicou Gideão, se o Senhor está conosco, por que nos sobreveio tudo isto”? Onde estão todas as Suas maravilhas que nos contaram os nossos pais dizendo: Porventura o Senhor não nos tirou do Egito? Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos dos midianitas''. Até mesmo quando o
Senhor o encorajou e prometeu estar com ele. Gideão respondeu: "Como posso salvar a Israel? Sou o menor membro da menor família da nossa tribo!"(veja o versículo 15) Mas, a despeito dos seus temores e incapacidades e com a graça de Deus (poder de capacitação), Gideão salvou a Israel. E ele o fez com somente um pequeno grupo de homens. Foi a GRAÇA que fez a diferença!
E. A GRAÇA NA VIDA DO APOSTOLO PAULO.
Leia Atos 15.40. Antes que Paulo e Silas partissem juntos em sua viagem missionária, a Igreja de Antioquia orou por eles e “os encomendou”... ò graça do Senhor", para a obra que estava diante deles. ..,.,( Leia a descrição de Paulo da sua experiência em 2 Coríntios 11:22-33. E compreensível que ele tenha sido encomendado primeiramente à graça de Deus! Ele necessitava dela para sobreviver! A resposta do Senhor à confissão de fraqueza de Paulo é a Sua promessa para nós também: "... A minha graça é suficiente para vocês, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza... "(2 Cor 12.9).
F. A GRAÇA LIBERADA EM NOSSAS VIDAS.
Em nosso relacionamento com Deus — à medida que caminhamos com Ele a cada dia — constantemente nos deparamos com situações que nos tentam soterrar. A nossa resposta a Deus é a de confiarmos na Sua Palavra. Expressamos a nossa confiança através da obediência. Isto prova que cremos no que a Palavra de Deus diz apesar do que as circunstâncias possam indicar. A resposta de Deus à nossa fé é a Sua graça — o Seu poder de capacitação, o qual faz com que triunfemos em todas as situações.
G. DUAS PROMESSAS MUITO IMPORTANTES.
1. Temos um acesso intrépido ao trono da graça.
"Aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de que possamos receber misericórdia e encontramos graça [capacitação divina] para nos ajudar em nossas ocasiões de necessidades" (Hb 4.i6).
2. Deus e Poderoso.
“E Deus é poderoso para fazer com que TODA graça ABUNDE para vocês, afim de que em TODAS as coisas e em TODO o tempo, tendo TUDO os que vocês necessitam vocês possam ABUNDAR em TODA boa obra"(2 Cor 9.8).
MEU COMPROMISSO.
Decido-me hoje a receber a graça de Deus — o Seu poder de capacitação — em todas as áreas e problemas que surgirem em minha vida e a ensinar aos outros a fazerem a mesma coisa também.
Comentários
Postar um comentário