ESTUDO. ESPIRITUALIDADE E SANTIDADE! SERÁ?
Apc.22.10 Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.11 Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.13 Eu sou o Alfa e o ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim.
INTRODUÇÃO.
Gostaríamos de pensar com vocês sobre a tarefa da igreja com relação ao que concerne a cada individuo que esta inserido em seu meio.
Não obstante, Jesus mesmo, alerta que nem todos que me diz, "Senhor, Senhor entraram no Reino dos céus".
Dentro desse conceito de fazer parte de uma instituição chamada igreja, o que entendemos disso? Quais as relações que temos com a mesma, e o que venha fazer parte dessa figura de corpo de Cristo?
Infelizmente muitas pessoas estão inseridas dentro de uma comunidade denominada igreja sem saber verdadeiramente o que significa fazer parte de uma igreja; ou porque não da igreja de Cristo!
Há algumas diretrizes ou pelo menos duas que queremos mencionar. Primeiro para tentar fazer valer os nossos direitos de membros do corpo de Cristo, fazendo parte então de sua igreja, não queremos ser burocráticos nem mesmos farisaicos e conservadores, mas expressar o que a bíblia nos ensina a respeito.
I-ENTENDENDO O QUE SIGNIFICA ESPIRITUALIDADE!
Em muitas denominações principalmente no meio pentecostal, ser espiritual, é ter poder.
a) Poder na oração, poder de cura, poder discernimento e a prova de que tudo isso e real o dom de línguas.
Aí talvez pergunte é errado então? Não pois o Espirito Santo é o Espirito Santo de poder,Rm.15.13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. Essa é uma marca de Cristo.Lc.4.14 Então voltou Jesus para a Galileia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. O mesmo Jesus outorgou isso ao seus discípulos deixando como promessa. Jo.14.26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. O que esta errado em tudo isso? E não entender a obra do Espirito Santo! Viver no Espirito é ser guiado por ele e fazer a vontade dele não a nossa.
Quem tem o Espirito Santo então? São aqueles passaram pela cruz e deixaram seu velho homem lá!Nasceram de novo,Jo.3.3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.Rm.6.1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.Concluimos então que vida espiritual nada mais é do que estar em Cristo segundo Paulo aos II Cor.5.17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E ainda Gl.2.20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Entendemos que essa é uma vida nos Espirito!
b) O que está errado então?
O erro esta em ser cheio do "Espirito Santo" nos cultos em suas denominadas igrejas, mas no dia-dia não produz nada. Não podemos acreditar que alguém que fala em línguas e ora por curas divinas em seus cultos, venha a denegrir a imagem de seu pastor a outros, falar mal dos irmãos, dos presbíteros e lideres que estão trabalhando juntos na mesma causa e muito menos em outras denominações. Não podemos entender e nem creditar que a vida cheia do espirito e poder, é uma marca dos pentecostais; essa é uma marca dos discípulos de Cristo e daqueles que buscam viver dentro de sua vontade.
O pentecostalismo da mais ênfase a isso do que as denominações tradicionais, mas isso não quer dizer que sejam mais espirituais. Assim tal qual no meio tradicional tem grandes homens de Deus cheio do Espirito santo, nunca falou em línguas etc. Como há aqueles que condiz com aqueles que já citamos acima, os tais crentes cheios de língua comprida.
Precisamos entender da vida no Espirito para entender de:
II-SANTIDADE.
Sl.99.9 Exaltai o Senhor nosso Deus e adorai-o no seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus é santo.
Ser santo é ser separado por Deus e para Deus.
Não é ser separado do mundo,mas das atitudes mundanas,que denigrem a imagem e semelhança de Deus em nós,esta intrínseca em seu carater e moral.
Infelismente nós latinos não sabemos o que é santidade,quando trata-se de santidade acrescenta-se um monte de costumes que ainda batizamos de doutrina.
Para alguns ser santo e usar um monte de acessórios,para outros é despir-se deles.Entre algumas denominações a mulher cortar o cabelo é sinal de imoraliade e ter o cabelo crescido e sinal de santidade.Conhecemos algumas pessoas dessas denominação quando faziamos missões com cabelos aos pés,mas estavam cheio de piolhos.Horrivel!A santidade em Deus nós liberta e não escraviza nessa vida,pois esse corpo mesmo sendo templo do Espirito Santo,ele não é mais do que pó.
Visitamos uma vez uma comunidade que suas casas eram estucadas,"de chão batido".Mas em algumas mesmo sendo de chão batido eram bem acabadinhas e muito limpa,muito aconchegante e seus moradores eram todos felizes.Assim é o espirito santo,ele veio habitar em uma casa estucada de barro,mas essa precisa estar limpa para que tenha alegria em sua habitação.
Viver em santidade é viver de conciência limpa,e apresentar seus corpos em sacrificios vivos e santo para Deus pois isso o agrada.Rm.12.1-2.
Em outra oportunidade fomos chamados a falar para uma igreja nos finais de semana,
quando recebemos o telefonema daquele pastor ele nos alertou que fossemos vestido a caráter pois era costume daquela igreja.
Fomos, mas antes de começarmos a nossa predica, tiramos todo aqueles acessórios indumentários e botamos em uma cadeira, e dissemos ao nosso aparato; pregue!
Aquela comunidade ficou assustado com nossa atitude, mas no final aprendeu uma lição, que se nós não formos santificados em Cristo, nada que usaremos fará diferença.
Santidade está relacionada a nossa comunhão com Deus em Cristo, não deve ser nunca alvo de julgamento de outro. Só Deus conhece nosso coração, isso envolve em nós disciplinas: da oração ,contribuição para com o reino, do estudo progressivo e indutivo de sua palavras, mordomias do tempo, do corpo, das nossas finanças, etc.
Que possamos a cada ia aprender um pouco mais das coisas celestiais.
CONCLUSÃO.
Santidade ela esta relacionado com a pratica da palavra de Deus, em nos! Aquilo que praticamos como filhos, e não por aquilo que falamos ou queremos demonstrar a ouros.
Comentários
Postar um comentário