ESTUDO.JOSÉ! O SALVADOR DO EGITO.PARTE IV.
VENCENDO UMA GRANDE TENTAÇÃO.
José já havia sofrido a humilhação de ser vendido como escravo pelos seus próprios irmãos, caminhar vários quilômetros até o Egito, com certeza sofrer de sede e fome, agora depois de um tempo se recuperando de suas tristezas passadas, levanta-se contra ele uma mulher de um nível baixo, cheio de lascívia e adultério. Talvez lutar contra a inveja de seus irmãos não seria tão penoso quanto lutar contra as investidas da mulher de seu senhor. Como diz o narrador de (Pv.23. 27 Porque cova profunda é a prostituta; e poço estreito é a aventureira).
Ao convidar José para o seu leito, a esposa de Potifar tratou-o de modo humilhante. E possível que tivesse pensado: “Afinal ele é só um escravo?” Trabalha para meu marido, é um estrangeiro, não tem muito a perder, e se trabalha para meu marido! Trabalha pra mim! A saber, meu marido não esta aqui, portanto quem da às ordens por aqui sou eu, José é meu empregado e suas obrigações é cumprir ordens! A sua ideia é que José por mais que fizesse prosperar a casa de seu senhor não passava para ela de um objeto. Uma mulher hostil e desumana que olhava o seu servo como alguém que pudesse satisfazer seus desejos sórdidos e adúlteros. O texto bíblico de (Gn.39:7-12.), diz que ela tentou José por vários dias, até que um dia José veio a casa de seu senhor e encontrou sua senhora sozinha, ela então tentou contra José para deitar-se com ela, mas José não lembrou de Potifar, mas sim do Deus o qual servia.” Como eu faria tamanho mal e pecaria contra o meu Deus?”(Gn.39.9b).Levar uma vida integra é preciso coragem e determinação. José teve as duas e muito mais! Às vezes só coragem e determinação não nos fazem vitoriosos, mas José venceu por que creu que o seu Deus que havia creditado graça em suas mãos poderia lhe dar a vitória. O momento de prazer que pedia a esposa de seu senhor era derrota certa diante de seu Deus. Sansão não passou por essa escola! (“Sujeitai-vos, pois a Deus; Resisti ao diabo e ele fugira de vos” Tg. 4.7). Essa foi à atitude tomada por José, às vezes fugir, não é um sinal de covardia, desde que seja para manter nossa integridade e caráter diante do Deus que tudo vê. (Pv. 15. 3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons).(F.ALMEIDA, João. ARA).
No dia que desferiu seu ultimo ataque, com certeza a sua senhora tinha planejado tudo e providenciado para que seus outros serviçais não viessem atrapalhar. Mas cuidou para que quando ouvisse seus gritos, viessem logo! Uma atuação despresivelmente diabólica! A trama e a traição diante dos olhos de José e como diz o cantor Chico Buarque de Holanda: ”E agora José!” Imagine o que se passou na cabeça desse jovem hebreu naquele momento! Ser vendido por Potifar para outro senhor! Ser deportado! Ou até mesmo o pior poderia lhe acontecer. Mas Deus estava no controlo.
Comentários
Postar um comentário