ESTUDO. JOSÉ! O SALVADOR DO EGITO PARTE III.
O SENHOR FAZ A DIFERENÇA.
Podemos até afirmar que José é um bom exemplo de crente que depositam sua confiança em Deus e se valeu em suas circunstâncias adversas. Nunca leu o que Jeremias escreveu sobre exilados na Babilônia (Jr.29:7) nem o que Pedro escreveu aos dispersos pelo império romano (I Pe 2:13-20), mas certamente colocou em pratica essas instruções. Imaginemos que José preferia estar em sua casa, mas preferiu aproveitar o melhor que pode sua situação no Egito, e Deus o abençoou. “A benção do senhor ficou bastante clara para as pessoas da casa de Potifar, que sabiam que a causa de receberem tal graça divina era a presença de José.” O Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José “(Gn.39.5).Assim como o Senhor abençoou Labão por amor a Jacó seu pai(Gn.30,27-30.VIVA).Aos pouco ele foi ganhando confiança de Potifar e Potifar dando-lhe mais responsabilidade sobre sua casa, exceto os alimentos que Potifar comia.
Todos da casa de Potifar gostavam de José, e, no Egito pagão e idolatra, ele era uma testemunha viva do Deus verdadeiro. Um trabalhador honesto e fiel, as pessoas com as quais trabalhava viam isso em seu caráter. Será que temos crentes hoje nos qual Deus tenha prazer? Quantos lideres hoje religiosos vivem dando maus exemplos até mesmo dentro de seu convívio (N.M).
O que mais nos chama atenção nessa historia é que não existe nenhuma narrativa bíblica, que mostre que José ficou chateado com a atitude de seus irmãos, ou implorou misericórdia a Potifar, ou coisa parecidas. Contudo, seu serviço fiel não foi apenas uma benção para casa de Potifar, mas também para o próprio José, se ele tivesse ficado em seu lar, sendo mimado pelo pai, talvez não tivesse desenvolvido o tipo de caráter pelo trabalho árduo e submissão à ordem dos outros. No método que Deus emprega para nos edificar, Deus da a cada um de nos um trabalho a fazer, e uma pessoa a obedecer. Ele nos testa como servos para nos promover a governantes (Mt 25.21.ARA).Para sermos autoridade, precisamos se submeter as autoridades e aprender a obedecer.
A falta de obediência e submissão levou um Querubim ungido a ser satanás.
Comentários
Postar um comentário