ESTUDO. MENDIGOS DA FÉ.
Mt. 16.1 Então chegaram a ele os fariseus e os saduceus e, para o experimentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.2 Mas ele respondeu, e disse-lhes: Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.3 E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?4 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. E, deixando-os, retirou-se.5 Quando os discípulos passaram para o outro lado, esqueceram-se de levar pão.6 E Jesus lhes disse: Olhai, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.7 Pelo que eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão.8 E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós por não terdes pão, homens de pouca fé?9 Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para os cinco mil, e de quantos cestos levantastes?
10 Nem dos sete pães para os quatro mil, e de quantas alcofas levantastes?
O titulo sugerido a cima nos leva a pensarmos um pouco sobre nossa confiança em Deus. Jesus nos alertou com relação a nossa falta de fé,Paulo nos diz que a fé vem pelo ouvir as palavras de Cristo(Rm.10.17),alias nos capítulos quatro e cinco do mesmo livro,Paulo da uma aula com relação a fé e a justificação pela mesma.
Mas porque falarmos então de mendigos da fé? Simples! Vivemos em um mundo onde vozes soam ao nossos ouvidos a todo instante e muitos ouvem outras vozes, ao invés de ouvir as palavras de Cristo.Por essa razão já não vemos mais tantas conversões nas igrejas,os batismos estão cada vez mais escassos e quando há,muitos não tem convicção do estão praticando.Infelizmente quando as dificuldades chegam,muitos não sabem a quem recorrer,se vão a liderança das igrejas ou procuram um guru.Ha muito pouco que recorrem a Cristo com fé e esperam nele,sem falarmos nos que caem em depressão e buscam se levantar com livros de auto ajuda.Vivemos em um mundo onde todos tem muita fé,tais quais a canção de Gilberto Gil,"Andar com fé eu vou,com fé não costuma falha."Mas fé no que?Nos orixás,ou nos lideres que se dizem curadores e poderosos que usam a bíblia pra enriquecer-se.A fé em Cristo no ponto de vista bíblico nos leva a crer no sobrenatural,algo além de nossa imaginação.E crer que cinco pães e dois peixinho saciará a fome de uma multidão,é crer que lodo feito com saliva pode dar vista ao cego de nascença.
Não epenas esperar no palpável que Deus pode nos oferecer,era isso que os fariseus esperavam de Jesus,milagres e alimentos. O próprio Senhor Jesus nos ensina que nem só de pão vive o homem ( Mt.4.4).
A falta de fé em Cristo leva muita gente a mendigar a fé,é estranho mas vamos tentar trazer uma explicação para isso;crentes que só aparecem aos cultos quando a situação na está insustentável, para pedir que os irmãos orem por ele,outros que só vão quando estão desempregado,mas quando em seus empregos não dizimam,não ofertam. Poderíamos citar um grande grupo com essa características.São os verdadeiros mendigos da fé,necessitam da fé de outros para ir a presença de Deus.Quanto engano e perda de tempo.
Só existe um caminho para se dialogar com Deus;"Jesus"! Em nenhum outro a salvação,nem no céu,nem embaixo na terra.( At.4.12).
Deus nos deu o seu melhor para deixarmos de sermos mendigos,através dele podemos experimentar qual é a boa,agradável e perfeita vontade de Deus.(Rm.12.2).
Que o senhor nos ajude a buscarmos a sua vontade e ouvir sua voz.
Jesus critica severamente essa geração, que vive pedindo sinal, só andam atrás de milagres. Mas nenhum sinal seria dado, a não ser o do profeta Jonas. Ouçamos a palavra de Deus para nosso crescimento espiritual e fé.
Pr. Jonatas Egídio Schmetk.
Comentários
Postar um comentário