ESTUDO. E AGORA!

O QUE FAREI DE MINHA AMBIÇÃO!

Ec.2. 4 Fiz para mim obras magníficas: edifiquei casas, plantei vinhas;5 fiz hortas e jardins, e plantei neles árvores frutíferas de todas as espécies.6 Fiz tanques de águas, para deles regar o bosque em que reverdeciam as árvores.7 Comprei servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e de rebanhos, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.8 Ajuntei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens, concubinas em grande número.9 Assim me engrandeci, e me tornei mais rico do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.10 E tudo quanto desejaram os meus olhos não lho neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; pois o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e isso foi o meu proveito de todo o meu trabalho.11 Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol.

E correto termos ambição? Na nossa humilde concepção cremos que não! Nós precisamos ter objetivos, esses bem sólidos em nossas vidas. Construir pelo ponto de vista de Salomão seria muito fácil, pois o mesmo não moveu uma palha para que tudo fosse feito; quantos escravos estrangeiros longe de suas famílias não deram a suas vidas para que seus sonhos fossem realizados com perfeição. Podemos ver isso no (v,7),"comprei servos e servas", esses não vieram fazer turismo em Jerusalém, mas trabalhar debaixo de sol e frio, nem todos eram moradores do palácio real. Não podemos de deixar de destacar que Salomão afirma que fez tudo com muita sabedoria. Geralmente o fator da ambição humana, e desenvolvida sem nenhuma pitada de sabedoria, é ai que entra a problemática maior. O ser humano ambicioso geralmente é falto de juízo. Vamos citar um tal de Judas que andava com Jesus, esse era extremo ambicioso e qual foi seu fim!
Voltando para atmosfera do texto que estamos analisando, nós vemos um Salomão um tanto arrependido de tudo que havia feito, não pelo ponto de vista físico, mas humano. Ele como sábio da época, reconheceu em seu coração, que tudo que construiu, foi necessário para desenvolvimento do seu pais, mas por outro lado muitos sofreram para que isso fosse concretizado. Portanto tudo aquele sofrimento e empenho era vaidade, não significava nada com relação ao valor de quem o construiu.
A lição que fica é: podemos construir cidades, empresas, adquirir bens materiais. Mas nunca esquecermos das pessoas que estão a nossa volta, daqueles que nós ajudam, dos que não ajudam, mas depende de nossa ajuda.
Cremos que o arrependimento de Salomão, estava em saber que quem ostentava as riquezas de seu palácios eram os pobres e escravos que eram obrigados a trabalharem de sol a sol, mal alimentados e sem moradia descente.
Não é pecado enriquecer por trabalho digno! O pecado esta relacionado a ambição cega e predatória.
Fica um conselho para os empresários! Lembre-se que o que construíste, não fizeste  sozinho alguém pagou com seu tempo, e sua vida por isso. Mesmo que fosse assalariado, você roubou-lhe o tempo da sua família, de seus descansos, de suas conversas com sua esposa, do crescimento de seus filhos, dos estudos de seus filhos, etc.
Enriquecer com sabedoria, é enriquecer-se primeiro da vontade de Deus. Deus criou o mundo com sabedoria, não houve uma exploração da tri-unidade para isso. O trabalhar deve ser por prazer ao contrario tudo será pecado.
Pv.30.7 Duas coisas te peço; não mas negues, antes que morra.8 Alonga de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário;9 para que eu de farto não te negue, e diga: Quem é o Senhor? ou, empobrecendo, não venha a furtar, e profane o nome de Deus.

Que deus tenha misericórdia de nós, e nós ajude a termos corações sábios.

Pr. Jonatas Egídio Schmetk.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog