ESTUDO. VIVENDO PELA FÉ.


A TEOLOGIA DA PROVISÃO..

Pv.30.8 Alonga de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário;9 para que eu de farto não te negue, e diga: Quem é o Senhor? ou, empobrecendo, não venha a furtar, e profane o nome de Deus.
Nesses últimos dias temos visto e ouvido sendo divulgado pela mídia, o caminho que se segue as denominações evangélicas, que pregam a teologia da prosperidade. A um conceito negativista com essa teologia só pelo simples fato de que os pregadores da mesma, vivem sendo investigados pelo poder publico, e estão sendo cassados com confisco de bens e tudo mais. Esse movimento que criou força nos Estados unidos nos anos 50,envolvendo se com outro movimentos carismáticos com objetivo único de transformar igrejinha em megas igrejas, ganhou força no Brasil nos anos 80,seu precursores nos estados unidos foram E.W.Kenyon, Oral Roberts,T.L.Osborn e Kenneth Hagin. No brasil temos Edir Macedo, RR.Soares, Silas Malafaia, Valdomiro e cia. Por outro lado, também não se deve levar ao extremo com relação a Teologia Franciscana a chamada Teologia da Privação, que as pessoas não levam nada desse mundo, então não necessita ter nada, vivem na pobreza na dependência de outros.
A nossa proposta é mostrar uma teologia que cremos que a mais centrada biblicamente, na qual chamamos de Teologia da Provisão, portanto fizemos questão de colocar esse texto de provérbios para facilitar a compreensão. Sl.84.11.Por quanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. Hudson Taylor missionário na china disse. Nosso Deus, Não raramente, permite que seu povo passe por dificuldades com o proposito de leva-los a conhece-lo de uma forma que seria impossível sem aquela experiência. Em seguida, ele se lhes revela como "socorro bem presente nas angustias" e traz verdadeira alegria aos corações a cada nova manifestação da fidelidade do pai. Mesmo conseguindo enxergar uma parte tão pequena dos doces frutos da tribulação, já podemos sentir muitas vezes que não nos privaríamos dele por nada nesse mundo.
O apostolo Paulo deixa claro em Fl.4.10 Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade.11 Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre.12 Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade.13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Enfim que Deus nos ajude a fazer a sua vontade, e ensina-la da melhor forma possível, para que seus escolhidos vivam pela fé.
A Teologia da Provisão ela é uma referencia de fé, confiança e obediência a Deus, e saber esperar que Deus vai suprir em tudo, nos quais mais abastados vão servir os menos abastados; e o interessante de tudo isso é que quanto mas se serve aos outros mas recurso se possuí. Bem diferente da Teologia da prosperidade que os que possui não dividem nada só enriquecem cada vez mais. Ou da Teologia da privação, onde se vive as custas dos outros.

Pr. Jonatas Egídio Schmetk.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog