ESTUDO.MURO QUEBRADO.


QUANDO CAI O MURO FAMILIAR.

Sl.127.1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

Quando tudo, torna-se mas importante do que minha família.
Vivemos em uma sociedade que corre contra o tempo em busca de sucessos financeiros, em suas características formais, onde o "EU" é mais importante do que qualquer coisa. O sucesso a qualquer preço, tem deformado o caráter social; não se dá mas importância com relação ao que vão pensar de mim, mas onde que "EU" posso chegar.
Com essa influencia ambiciosa e perigosa; surge o consumismo desordenado, quanto mais tenho mas gasto. Agur expressa isso em Pv. 30.15, A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Há três coisas que nunca se fartam; sim, quatro que nunca dizem: Basta; assim caminha a humanidade, como fala Lulu Santos em uma de suas composições.
O muro que protegia a família quebrou no decorrer da historia, a necessidade do consumismo é maior do que amar aos filhos, e a muitos que pensam que amar a família, e ter dinheiro para dar tudo aquilo que eles querem, e não necessariamente o que necessitam. Com isso a família ficou sem proteção. Uma cidade antes fortificada com muros, onde só entrava aquilo ou aqueles que era permitido, sem muro vai entrar tudo e todos que chegarem a ela.
Quando isso aconteceu na historia? Aconteceu com a entrada do pós-modernismo no seculo passado,que não está tão distante,junto com o pós-modernismo,veio o desenvolvimento da multimídia,digitalização.
Igrejas e pastores entraram na corrida,sem pensar na família,os cultos onde eram lidos os textos nas bíblia que eram levadas pelos membros de sua comunidades,agora está em multimídia,com isso os jovens da época que tinham vergonha de carregar bíblias para os cultos,ficaram muitos satisfeitos com o desenvolvimento,só que com um agravante,esqueceram que iriam tornar-se homens lideres de igrejas,pais de famílias. Com isso os cultos domésticos onde nossos pais e avós cobravam de nós,já não existem mais.A leitura diária da bíblia virou leitura de mensagem em ipod,celulares sofisticados,tabletes.Não somos contra o desenvolvimento,mas um desenvolvimento inteligente,com educação e treinamento.O resultado de tudo isso é uma sociedade em que a família,mesmo se dizendo evangélica não da pra saber ao certo se é ou não!
Hoje temos pastores sofrendo de depressão,por não conseguirem mas organizar suas igrejas e nem mesmo sua família.
O texto que tiramos por base,nos ensina que se "O Senhor não edificar a casa,em vão trabalham os que edificam".
Eu não sei quantas pessoas leram esse texto,mas quando ler reflita sobre: quem tem edificado sua casa? E o seu trabalho? Quanto tempo gasta lendo a bíblia,orando,contando historias para seus filhos,conversando com sua esposa! O Senhor supre seus amados quando dorme;você é amado do Senhor?
A pós-modernidade entrou em nossas casa como uma bomba atômica, em nossas igrejas, encontrou uma sociedade despreparada para assumir tão grande responsabilidades, hoje as famílias estão todas destruídas e indo de mal a pior.
Foi como dar um avião-supersônico, nas mão de quem mal sabia andar de bicicleta. Agora é tarde. Não se remenda muros quebrado; mas deve-se construir outro, não esquecendo que isso lavará tempo, disposição daqueles que estarão empenhados. Neemias sofreu para reparar os muros de Jerusalém, teve vários ajudantes, mas também muitos inimigos.Neemias.4.6 Assim edificamos o muro; e todo o muro se completou até a metade da sua altura; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.
Vamos reconstruir os muros ao redor de nossas famílias. E que Deus nos ajude, que tenhamos corações sábios na reedificação delas em nome de Jesus.

Pr. Jonatas Egídio Schmetk.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog