ESTUDO. ENCONTRO DE CASAIS.
A Saúde do casamento.
Cânticos 1.2 - Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. Como manter um casamento saudável em meio à tatas atribuições do nosso dia-dia. Vivemos uma vida louca, estamos sempre no ápice das coisas, sem contar com filhos, casa, contas e etc. Uma sociedade que antes era machista e atualmente e homossexual. A sociedade feminista para alcançar seus direitos que sempre tiveram, lutam desesperadamente por espaço; espaço esse que agora é extremamente necessário. Em meio a tudo isso, está uma instituição chamada família, essa gerada pelo casamento de um homem e uma mulher. Gênesis 2.24 - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Agora estou casado! Como vou manter isso? Ela (e) é tão bonito (a),eu a(o) amo tanto; será que vamos ser felizes pra sempre? Essa é a pergunta que ninguém faz, porque ninguém quer a resposta. Com isso o tempo passa, vêm os filhos, junto às contas, as crises, as rugas, etc.
Então como manter um casamento saudável?
I- Mantenha a chama do romance acesa.
Não importa quantos anos de relacionamento e intimidade vocês carregam na mala, o romance deve estar presente sempre, com a mesma intensidade dos primeiros meses de namoro. Mesmo com a correria do dia a dia, não se esqueça de dizer o quanto você ama seu marido (ou sua mulher). Cânticos 1.15 - Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas.
II- Não seja implicante.
Dividir a vida com outra pessoa não é fácil, principalmente com aqueles detalhes meio chatos do cotidiano: pagar as contas, tarefas domésticas, levar filho na escola, etc, etc. Não caia na tentação de implicar com aquelas coisinhas insignificantes. Essas bobagens são pequenas, mas causam um grande desgaste no relacionamento. Cânticos 2.8 - Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.
III- Respeito mútuo, sempre.
Para ter um casamento feliz e saudável, marido e mulher devem respeitar um ao outro e dar valor aos seus sentimentos. Nem sempre isso é fácil, já que cada pessoa é diferente da outra. Respeite também essas diferenças: de criação, de pensamento e até mesmo de valores. Essa é à base do amor! Um casal que não se respeita, traem suas próprias dignidades.
IV- Mantenha a comunicação: lúcida e honesta
Uma das chaves para um casamento feliz é a comunicação: sincera, honesta, lúcida, sem ironia. E ter uma boa comunicação significa que não devemos falar tudo o que vem à cabeça. Em momentos de raiva ou no meio da briga, controle-se. As palavras ferem, sim. Portanto, saiba medi-las.
V- Sem mentiras
Amor, confiança e lealdade são as bases de qualquer relacionamento, e estas três palavrinhas têm um papel importante para um casamento feliz. Mentir ou ocultar fatos pode te colocar em maus lençóis e gerar uma desconfiança desnecessária. Pense bem: você está dividindo sua vida inteira com outra pessoa. Porque não fazer da forma mais sincera possível? Provérbios 19.5 - A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará.
VI- Seja criativo
Manter a chama do romance acesa por muito e muito tempo é trabalhoso, mas não impossível. Para tanto, você vai precisar de uma boa dose de criatividade. Fazer algo diferente, que surpreenda seu parceiro, é uma das mágicas para um casamento feliz. Pode ser um jantar, uma viagem, uma lingerie nova, um passeio no parque ou um simples bilhete em cima da cama. Demonstre seu amor de diferentes formas! Cânticos 4.10 - Que belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus unguentos do que o de todas as especiarias!
VII-Divida as responsabilidades
Em um casamento feliz, homem e mulher têm suas responsabilidades e deveres divididos de forma justa e igualitária, assim nenhum se sente sobrecarregado. Encontre um equilíbrio, e terá bons (e muito melhores) resultados.
Segunda solução para manter um casamento saudável.
I-A vida sexual. A vida sexual saudável é que vai dar a liga, para manter a chama da paixão em um casamento.
É possível detectar quando um casal está bem e ativo sexualmente ou não observando seus temperamentos. Irritação, mau humor, frieza, distância e falta de consideração um com o outro são sinais certos de que a cama tem sido usada apenas para dormir. Tal é o poder do sexo.
Imagine um fabricante de carros onde os funcionários nunca falassem sobre motor de carros. Ou um time de futebol onde os jogadores nunca conversassem sobre preparação física. Ou um restaurante onde o chef e os cozinheiros nunca falassem sobre os ingredientes.
Agora imagine os carros daquela fábrica, o físico daqueles jogadores e os pratos daquele restaurante.
Sulamita reclama uma barbaridade quando não encontra seu amado: Cânticos 3.1 - DE noite, em minha cama, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei. Cânticos 3.4 - Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; agarrei-me a ele, e não o larguei, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.
O problema é que muitos casais, não discutem relacionamento, e quando surgem as oportunidades vem carregadas de desculpas e acusações. Os filhos são responsáveis por eles não conversarem, não se desejarem mais.
CONCLUSÃO: Em muitos casamentos a solução é divórcio ou dormir em quartos separados.
Será que isso seria a solução?
Pastor Jonatas Egídio Schmetk.
Bacharel em Teologia. STBVR. Formado História dos Batistas. STBSP. Psicologia em Acons. Pelo Ins. Phileo de Psicologia Casado com Cleusa Schmetk Egídio.
Comentários
Postar um comentário