ESTUDO.A IGREJA NO PRINCIPIO.
Jesus e seus discípulos dando inicio a igreja.
Última grande religião mundial antes, do islamismo, originou-se na Palestina. Pouco se sabe sobre seu fundador , Jesus de Nazaré ,antes de , aos 30 anos , começar a pregar que o reino de Deus está próximo, mensagem aguardada então por muitos judeus .
Seu país, anexado formalmente por Roma em 6 d. C., estava em conflito e possuía muitas seitas , algumas basicamente espirituais,( como os essênios) , outras políticas (como os depois chamados zelotes), a prometida chegada do Messias , ou salvador,para libertá-los. A princípio , as multidões seguiram Jesus, vendo nele esse Messias . Mas as autoridades judaicas perceberam que sua autoridade estava ameaçada pela mensagem de Jesus que,após pregar por três anos, foi entregue ao procurador romano crucificado como revolucionário .
Mas no meio desse cenário todo,Jesus começou organizar sua igreja chamando doze discípulos.Desses doze;uns acabaram destacando-se mais que outros como é comum em todo seguimento de grupos.
Podemos dizer que Pedro foi o primeiro vice presidente da igreja de Jesus antes de sua morte,João e Tiago os diáconos,claro que não poderíamos deixar de falar do secretario que poderia ser Mateus ou ate mesmo Filipe. Como em toda igreja deve haver tesoureiro;estava lá Judas Iscariotes pronto pra guardar as ofertas.
Mas porque essa sátira? Bom a nossa intenção é falar a respeito da igreja instituída por Jesus no qual ele mesmo é o cabeça,Ef.4.15-16.Primeiro queremos lembra, que Jesus é Senhor e dono da igreja, não são os pastores, diáconos, presbíteros, tesoureiro ou aquele que da maior quantidade de dizimo que o dono da igreja, é Cristo. Em segundo lugar queremos enfatizar a responsabilidade, daqueles que cuidam das finança das igrejas, para tomar cuidado com a síndrome de Judas Iscariotes; não vamos generalizar é bem claro isso, mas queremos alertar as igrejas e instituições com relação as pessoas que são escolhida para tal função.
O cuidado não esta em desviar apenas a verba da instituição, mas exercer a mordomia da instituição com desvelo e cuidado, pois se trata de doações de vidas, o que queremos afirmar: é que o tal que ofertou fez para Deus e de coração, com toda boa intenção possível, deu com alegria e singeleza de coração.
(II Cor.9.7).
O conselho que damos é que quando a igreja se reunir para colocar na sua diretoria um tesoureiro, lembrem-se de Judas Iscariotes, e achem alguém como Barnabé cheio do Espirito Santo.
Pr. Jonatas Egídio Schmetk.
Comentários
Postar um comentário