ESTUDO. NA CONTRAMÃO DA VIDA.
SER ESSENCIAL.
Mateus 5.13 -14. Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Em seu ministério, terreno Jesus se utilizou de substantivos e adjetivos para ensinar seus discípulos; coisa que eles usavam no seu dia a dia. Em uma de suas lições expressivas, aos seus seguidores ele usa o sal como comparação aqueles que gostariam de ser seus discípulos. Jesus vê a importância do sal na vida do ser humano. Ele então faz a comparação da importância, de seus seguidores na vida da humanidade. E como se eles fossem o sal, mas na medida certa, ele mesmo alerta, que o sal em grande quantidade não serve para nada.
A primeira lição que aprendemos,é que para sermos discípulos de Jesus,devemos ter autocontrole em nossas vidas.Não devemos nos calar na condição de discípulos,mas também não viver só em evidencia.Estamos vivendo uma crise de identidade cristã,a muitos movimentos que querem sempre estar em evidencia,o gospel,os liberalistas da teologia da libertação,prosperidade,entre outras comunidades que estão se levantando.Todas estás citadas,gostam e querem estar em evidencia,mas o nível de conhecimento teológico e eclesiológico e quase nada.Verdadeiramente tornaram-se insípidos.Arrastam multidões,pois até as multidões gostam de estar em evidencia! Quando a multidão queria colocar Jesus em evidencia,ele se afastava,iria para o barco ou monte das oliveiras.
O cristianismo,na medita certa transforma vidas,no descontrole de suas ações destroem famílias inteiras.Deve haver um equilíbrio,isso é salutar na vida cristã.Por essa razão Jesus também utilizou-se da luz.
Vós sois a luz! Agora Jesus fala do tipo de evidencia que temos, luz ela clareia mesmo sem ser notada. Andamos nas ruas da cidades, mas não ficamos contando lâmpadas nos postes, simplesmente caminhamos porque temos a confiança de que lá existe lâmpadas, e nos não vamos tropeçar em nada pois ela nos orienta, clareando nosso destino. Assim deve ser a vida dos discípulos de Jesus! Orientar as pessoas dando-lhes a coordenadas do caminho eterno sem ser notadas. A luz clareia o caminho, apenas isso.
Jesus esta afirmando, que se somos luz não há como esconder-se! A nossa vida deve ser de tal forma que, seja modelo imediato de quem nos cerca. E tão necessária na vida dessas pessoas como uma lâmpada na escuridão. Mateus 5.16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Que Deus nos abençoe; que possamos por em pratica os ensinamentos de Jesus.
Pr. Jonatas Egídio Schmetk.
Comentários
Postar um comentário