Sermão do monte:Na contramão da vida.

Não basta chorar!

Mt.5.4. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Continuando com os ensinamentos de Jesus em seu sermão;Jesus agora fala dos quão felizes aqueles que choram: como pode estar feliz alguém que está chorando! Ah!precisamos entender, quais são os motivos do choro.Nos seres humanos, somos muito emotivos,choramos por qualquer razão.Quando do nascimento de um novo integrante na família,a mãe que prestes a dar a luz, chora de dor,mas quando do termino do parto chora de alegria!Quando perdemos um ente querido!Choramos de tristeza,por não te-lo mas ao nosso lado.

Jesus conhecendo bem a fragilidade humana,se utiliza dessa característica para explicar,que também devemos chorar pelos nossos pecados.Este é uma doença,que nos mata,tanto quanto um câncer, só com uma agravante! O câncer mina o corpo até matar,mas a alma se estiver ligada a Cristo,está salva e feliz! Mas o pecado mata a alma! Pois bem!Então entendemos, que pra nos chorar os nossos pecados,primeiro precisamos ter passado pelo arrependimento. Alguém que passou pelo arrependimento,vai ficar consternado com sua própria situação diante de Deus, e subitamente;vai chorar sua miséria, mas isso não quer dizer que ira plantear,"dizemos",derramar lagrimas! Entendemos que chorar nossos pecados,é um choro da alma,não dos olhos!Pois entendemos também,que a muitos que derramam lagrimas,mas não a sua alma por suas ações repetidas.Precisamos entender claramente,que Jesus usava circunstâncias do corpo, para explicar a alma.A ação do corpo é motivada pela alma,Mt.5.29- Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.Jesus aqui não está de forma nenhuma,pedindo para amputar o membro,mas ensinando a esquecer que temos olhos!
Quando tratamos de choro da alma,é algo que não ira se repetir em nossa vida,nunca mas.Temos um exemplo no antigo testamento,quando Davi adulterou com Bate-Seba,e o profeta Natã,lhe alertou de seu terrível pecado.II Sm.12.22. Respondeu ele: Quando a criança ainda vivia, jejuei e chorei, pois dizia: Quem sabe se o Senhor não se compadecerá de mim, de modo que viva a criança? Quanto de seu arrependimento está no salmos 51.1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões  segundo a multidão das tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.
3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.
9 Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.
Era disso que Jesus estava falando,quando do arrependimento,chorar as nossas mazelas e fraquezas,entender que somos dependentes da misericórdia de Deus.
Vemos nesses shows gospel, pessoas chorando,caindo,rastejando,levantando mãos as céus,mas outro dia as encontramos no mesmo estado anterior.Não ouve arrependimento,apenas emoção!Jesus conhece bem o ser humano,portanto ele afirma que muito feliz,é aquele que consegue chorar seus pecados.Não basta demonstrar as pessoas que somos alguém consternado,mas a Deus!Pecado se trata com Deus,não com homens!Arrependimento é para com Deus,não importa o que as pessoas vão dizer,se houve arrependimento ou não,está entre nós e Deus.Davi deixou claro isso,em sua atitude!

Sejamos mais sensíveis a vontade de Deus,e fujamos do pecado!


Que Deus nos ajude a entender sua vontade! continuaremos!


Pr. Jonatas Egídio Schmetk.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog