Um Deus que procura qualidade.


Se olharmos com cuidado a historia bíblica,ao longo dos séculos Deus sempre se preocupou em explorar a qualidade que ele mesmo criou no ser humano.
No capitulo sete do livro dos juízes,nós lemos sobre a historia de Gideão e seus trinta e dois mil homens.Porque tanto!Como Deus estava procurando por qualidade,diz a Gideão que mande os medrosos e covardes embora; medo pode ser uma péssima qualidade para um soldado,mas a covardia é bem pior! Podemos dizer que o medroso torna-se prudente,mas não deixa de agir,já o covarde não haje e nem reage.
Nessa ordem dada por Deus,gideão ficou apenas com dez mil,vinte dois deram no pé;quanto covarde e medroso tinha no meio do povo.Interessante que esse quadro parece ser pintado tão pouco tempo;não precisa irmos longe,chame os membros de sua igreja pra fazer um arrastão de evangelismo e desatribuição de alimentos nas comunidades carentes,verás quantos covardes e medrosos.Mas em fim sobraram dez mil.Juízes 7:4 - E disse o SENHOR a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.5 - E fez descer o povo às águas. Então o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.6 - E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.
Então sobraram ao todo trezentos homens,que estavam predispostos a obedecer,homens prudentes e com qualidade.Tanta qualidade que entenderam de imediato que deveriam tocar a buzina e quebra os cântaros todos juntos,sem cometer erros,sem ensaio.Até parece o coral de nossas igrejas que vivem ensaiando e na hora da apresentação ainda erram.Erram porque preocupam-se com olhares de críticos,erram porque querem fazer uma boa apresentação ao invés de uma adoração.A qualidade daqueles homens que estavam com Gideão,levaram a glorificação do nome de Deus a todos os israelitas.Não quanto Gideão que depois que Deus afugentou os inimigos,ele convoca todos os israelitas para perseguirem os inimigos e o  matarem.
Nos humanos somos engraçado,estamos em crise corremos para Deus! Deus da livramento ou a benção,já vamos alem daquilo que Deus permitiu, e tem tudo pra dar errado.A atitude de Gideão causou revolta em Efraim.Juízes 8:1 - ENTÃO os homens de Efraim lhes disseram: Que é isto que nos fizeste, que não nos chamaste, quando foste pelejar contra os midianitas? E contenderam com ele fortemente.Mas é bem assim que acontece na igreja,ou não! Não sei na sua mas na minha sim!  Convoca-se pra evangelismo, ninguém pode,mas se um grupo for e obter sucesso,ha um alvoroço por que o convite não foi bem feito.
Fica a lição! Deus procura qualidade não quantidade,eram trinta e dois mil homens,sobraram trezentos que honraram a Deus.Homens prudentes e predispostos a obedecer ordens.Você predisposto? Gosta de receber ordens? Na obra de expansão do reino de Deus,a ordem é submissão e qualidade.Mas não queira ter qualidade deixe Deus explora-las,ele vai tirar o melhor que nós podemos dar e seu nome será glorificado. 


Pr. Jonatas Egídio Schmetk.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog