A PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO


MATEUS 13


24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo;25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.26 Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio.27 Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio?28 Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?29 Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo.30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.

Essa parábola é uma das mas conhecida no meio religioso, tratando-se de reino de Deus e os reinos das trevas.
Mas vamos trabalha-la de forma diferente,claro que não tanto,pois não podemos correr o risco de fugir de uma hermenêutica bíblica.Vamos tratar do tipo de solo! O solo que foi semeado provavelmente era um bom solo;as semente todas nasceram e o agricultor esperava por uma boa colheita,sem duvida.
Mas houve um imprevisto;havia um inimigo na vizinhança,um invejoso pois foi destruir a plantação a noite,sem deixar vestígios para não ser descoberto semeando praga no meio da plantação,mas a astucia era tanta que a semente era similar ao trigo,o joio é muito em semelhança,a unica diferença esta na forma da semente em sua espiga, alguém desavisado ficaria muito feliz com uma plantação de joio!Jesus usa então a parábola para comparar a palavra de Deus, quando esta é aplicada ao coração humano"mente,razão",como com astucia o inimigo lança palavras iguais mas distorcidas e enche o coração das pessoas:"Ex.Mateus 4:6- E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.O texto é bíblico mas distorcido!O texto verdadeiro :Salmos 91.11 - Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.Percebe a armadilha!O nosso coração é enganoso,e um terreno fértil para todo tipo de semente,tudo que é semeado nasce!Precisamos rogar para o senhor da seara que cultive a boa semente em nosso coração!Quando nos rendemos aos pés de Cristo,convidando a ser Senhor de nossa vida,nós estamos dizendo!"Ò Senhor Tu pagaste pela minha escravidão,agora o Senhor é meu dono".Nós eramos como um terreno baldio cheio de ervas daninha,lixo! Ele nós comprou por bom preço.I Corintios 6.20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.Agora ele é nosso dono e vai cuidar do que vai ser cultivado em nos.Graças a Deus por isso!E o que mas chama nossa atenção é que isso é antigo."Zacarias 4:6 - E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos."Ha agora é tarefa do espirito santo interceder por nós,para que a semente que está em nos germine e produza bom frutos,frutos para vida eterna,fruto de paz,de luz.
Que tipo de solo é seu coração? E do tipo que nasce tudo que é plantado? Ou esse terreno tem um dono que só cultiva plantações pra gloria de Deus?
Que nosso coração seja um terreno fértil a produzir frutos para gloria de Deus.


Que Deus se digne em nós abençoar!

Pr. Jonatas Egídio Schmetk.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog