TEMA: Amas-me mais do que estes.
TEXTO BÁSICO: Jo. 21.15-23.
INTRODUÇÃO:

Gostaria de começar essa narrativa, fazendo a seguinte pergunta? Se fosse um de nos, qual seria nossa reação diante do questionamento de Jesus? Quais seriam nossas respostas? Não vamos esquecer que Pedro havia negado o Senhor Jesus por três vezes. Mas ele foi enfático e responder que amava a Jesus; Também podemos ser enfáticos em dizer que amamos a Jesus, mas estamos dispostos á apascentar as suas ovelhas e seus cordeiros? O que significa amar Jesus para nós.
Vamos tratar esse assunto,baseado em três princípios.
O primeiro é o principio da comunicação.v.15-17.
Esse princípio está diretamente relacionada ao amor,pelo menos é o que vemos no pedido de Jesus a Pedro;"Se tu me amas,apascenta as minhas ovelhas."Não podemos imaginar alguém que foi alcançado pelo amor de Deus,através do sacrifício de Cristo na cruz e não divulgue esse amor.Essa é a maior declaração que somos discípulos de Cristo. At.3.9. Fala do paralítico, na porta chamada formosa, logo que recebeu a cura,saiu glorificando a Deus,ele estava livre agora,acabara de receber um ato de amor dos discípulos de Jesus,eles olharam para ele com amor,poderiam ter dado dinheiro aquele homem,mas sabiam que por amor aquela alma poderiam dar o melhor que eles tinham.Essa deve ser também nossa atitude. Jo. 13.34-35."Um novo mandamento vos dou:Que vos ameis uns aos outros;como eu vos ameis a vos;que também uns aos outros vos ameis.Nisto conhecerão que sois meus discípulos,se vos amardes uns aos outros."O papel principal do cristão é amar,sem amor ninguém consegue se relacionar.Não podemos dizer que amamos a Deus,sem nos importar com o próximo.Quantas pessoas vivem a nossa volta carentes de ser amado,e porque não dizer em nossas famílias Abandonamos as pessoas as vezes por questões mesquinhas, porque achamos que elas são um pouco diferentes de nós,ou tem outras formas de ver a vida,ou porque não dizer;de quando queremos que as pessoas pensem como nós.O que temos para oferecer a elas? Subitamente nada! O que temos vem de Deus,e o que temos de nós mesmo é só pecado,isso elas também tem;agora a diferença deve estar no amor que vem de Deus,e que está em nós,é isso que temos de oferecer ao nosso próximo. I Jo.4;20-21."Se alguém diz:Eu amo a Deus e aborrece seu irmão é mentiroso.Pois quem não ama seu irmão ao qual viu,como pode amar a Deus,a quem não viu?E dele temos este mandamento:que quem ama a Deus,ame também seu irmão."Será que temos coragem de declarar essa verdade,aquelas pessoas que nos perturbam?Esse deve ser nosso dever.Ou aqueles que a nos odeiam,como poderemos amar a esses;O Senhor Jesus nós ensina. Mt.5:43-48."Ouviste que foi dito:"Amarás o teu aproximo e aborreceras o teu inimigo.Eu,porém,vós digo:Amai os vossos inimigos,bendizei os que vós maldizem,fazei bem aos que vos odeiam e orai pelo que vos maltratam e vos perseguem,para que sejais filhos do Pai que está nos céus;porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.Pois, se amardes os que vos amam,que galardão tereis? A nossa maior virtude como cristão é comunicar o amor de Deus e como fomos alcançado por ele,se assim não fizermos nunca seremos discípulos.Não basta pregar ou falar de amor precisamos viver. Tg.1;22."E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes,enganando vos com falsos discursos."Essa atitude que o Senhor requer de nós,independente do preço que tenhamos que pagar.Se amamos,é porque ele nos amou primeiro,então devemos comunicar ao mundo.
O segundo princípio é o da Humildade.v.19.
Esse sem duvida é um princípio difícil para nos seres humanos,pois desde a queda, o homem tem a tendência de exaltação,fruto da desobediência de satanás,implantada no coração do homem,Pedro demonstrou essa atitude,quando disse á Jesus que morreria com ele,e mais tarde acabou negando seu Mestre.Mas não era essa a intenção Divina para o ser criado,Deus queria que o homem fosse dependente de sua graça e favor.Com o resultado da queda e a alto-exaltação humana, o Senhor Deus em seu profundo amor,começa o trabalho de resgate do ser humano,fazendo assim um apelo e promessas consumada no sacrifício de seu Filho.Um projeto antigo do Senhor Deus. II Cr.7;14."e se o meu povo,que se chama pelo meu nome, se humilhar,e orar,e buscar a minha face;e se converter dos seus maus caminhos;então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra."O desejo de Deus é que nós reconheçamos a nossa fragilidade,dessa forma passamos a ser totalmente dependentes dele.Abraão reconheceu que era pó. Gn.18;27"ainda que sou pó e cinza."Descer de nosso trono e o primeiro passo para ser abençoado. Para tal precisamos reconhecer quem somos nada diante de Deus.Mas por ele também somos veículo de benção,a outros. Abraão foi canal de benção aos seu descendentes mais primeiro teve que passar pelas provações a ele imposta por Deus,e só passou porque foi humilde e obediente. A obediência está dentro de um coração humildade. Nunca esqueçamos que somos criados por Deus. Pedro teve que humilhar-se,respondendo o Senhor Jesus por três vezes! E ouvir do Mestre que quando era jovem fazia o que queria, mas chegaria o tempo em que seria guiado por outros; para um homem valente como Pedro,não seria muito fácil aceitar tal ideia Jo.21.18."Verdadeiramente te digo que,quando era mais moço,te cingias a ti mesmo e andavas por onde queria;mas,quando já fores velho,estenderás as mãos,e outro te cingirás e te levarás para onde não queiras." é essa ideia que devemos ter com relação a obra de Deus,humildade para ser guiado por outros,e porque não dizer pelo Espírito Santo,é ele que nos sara. Lembremos mais uma vez que somos pó,e o Senhor que nos exalta para glorificação de seu nome.
O terceira princípio é o da Consumação.v.19-23
Jo.21.21."Vendo Pedro a este,disse a Jesus:Senhor,e deste que será."A resposta de Jesus a Pedro,é bastante dura;"Se quero que ele fique até que eu volte,que importa a ti. Jesus em outras palavras disse há Pedro;este já tem a salvação garantida,agora existem outros que precisam te ouvir,sua família amigos judeus e gentios,que não sabem quem sou e para onde vou.Interessante que existe em nosso meio tantas pessoas que não sabem para onde vão.Muitos sabem para onde vamos pós-morte,a resposta é céu! Mas para onde vai meus filhos,pai,mãe e irmãos,primos,vizinho? Somos muito bom de homilia no púlpito; de Hermenêutica exegética, mas quando se trata de vida fora desses círculos, somos totalmente negligentes. Eu tenho que ter certeza para onde vou,assim como também minha família, e todos aqueles que de uma forma puder alcançar, pelo poder da palavra de Deus.O céu é para todos! Então devo me esforçar, o máximo para que todos cheguem lá. Jesus deixou claro a Pedro,e a nós que devemos nos preocupar o máximo, com o futuro das pessoas que amamos,se é que amamos.
CONCLUSÃO;
Precisamos estar atentos as ordens de Jesus,em amar,ensinar até que ele volte.
O que temos feito com o sacrifício que Jesus, sofreu na cruz por nós; estamos proclamando esse amor ao mundo? Estamos sendo humilde diante de Deus? E a volta de Jesus, estamos prontos para encontrar com nosso Salvador? Que Deus tenha misericórdia de nós, e nos ajude.
Pr. Jonatas Egídio Schmetk.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog