A fraudulenta teologia da prosperidade.
Mateus 6.21- Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Introdução.
Primeiramente, vamos conhecer um pouco dessa ideia teológica e onde surgiu!Quais foram seus inventores e porque razão se expandiu tão de pressa.
Teologia da prosperidade, é um movimento religioso surgido nas primeiras décadas do século XX nos Estados Unidos da América. Sua doutrina afirma, a partir da interpretação de alguns textos bíblicos como Gênesis 17.7, Marcos 11.23-24 e Lucas 11.9-10, que os que são verdadeiramente fiéis a Deus devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira, na saúde, etc. O pioneiro desse movimento foi o estado-unidense E. W. Kenyon, enquanto o maior divulgador foi Kenneth Hagin, que influenciou a muitos pregadores nos Estados Unidos que ganharam reconhecimento mundial, como Kenneth Copeland, Benny Hinn, David (Paul) Yonggi Cho, entre outros. A Partir dos anos 70 e 80, a teologia da prosperidade se estendeu a muitos países, incluindo Portugal, onde se destacou Jorge Tadeu, fundador da Igreja Maná, e também o Brasil. Ao longo dos anos essa doutrina foi abraçada principalmente por igrejas neo-pentecostais. No Brasil, as maiores igrejas desse movimento são a Igreja Universal do Reino de Deus, do Bispo Macedo, a Igreja Internacional da Graça de Deus, do Missionário R. R. Soares, a Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada pelo Apóstolo Waldemiro Santiago, também dissidente da Igreja Universal, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada pelo casal Estevam e Sônia Hernandes, além da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, de Valnice Milhomens.
Infelizmente,algumas dessas pessoas acima citadas, já foram denunciadas ao ministério publico por lavagem de dinheiro,falsidade ideológica,etc.Mas não é a respeito delas que queremos falar,é sobre a teologia que eles praticam para arrebanhar pessoas;pessoas que muitas vezes não tem com que se alimentar em casa,pessoas que vão em busca de uma vida melhor, com sonhos que Deus fará um milagre; e em suas vidas jamais passaram fome,andarão a pé,pagarão aluguel!O Brasil é um pais de desigualdade humana sem concerto,é só olharmos para os belos edifícios no bairro do Morumbi em são paulo, e logo abaixo,uma imensa devastação,são casas feitas de papelão, compensados,crianças correndo por ruas que não ha esgotos.Agora digamos a uma dessas pessoas que Deus vai dar casa,carro,comida se elas trouxerem ofertas nas igrejas,obviamente que os farão,não por que Cristo morreu na cruz,mas porque a miséria é terrível!Ouvimos relatório de algumas pessoas que faziam parte dessas igrejas,quando chegaram bater na porta da igreja onde trabalhávamos, pedindo ajuda com cestas básicas, pois o seu bispo lhe pediu todo seu dinheiro da aposentadoria,afirmando que com essa atitude, Deus o faria receber em dobro!Resultado,estava passando fome!Vejo todos os dias filas e filas de pessoas fazendo jogos na lotérica elas também querem ficar ricas,sair do anonimato,ter suas própria casa,comer bem.Uma teologia de engano,onde só prospera quem é líder um empresário nos contou,que ganhava dinheiro, só pra dar testemunho que o novo carro que havia comprado era fruto de sua fidelidade.Quando aceitou Jesus;afirmou que aquilo era uma pratica diabólica.A teologia da prosperidade,pode ser uma ferramenta divina nas mãos de quem professa sua fé em Cristo,assim como a bíblia pode ser usada para criar heresias!Jesus nos alerta em Mt.13.22 - E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;somos chamados para frutificar,queremos dizer expandir o reino de Deus,essa é a maior riqueza que podemos possuir nesse mundo,falar do amor de Jesus,é tudo que podemos oferecer as pessoas.Se nós preocuparmos só em obter,vamos de encontro com os ensinamentos de Jesus: Mt.6.19-20. Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;- Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.A nossa maior riqueza,é viver nesse mundo,como se estivéssemos no céu.
Por Pr Jonatas Egídio Schmetk.
Comentários
Postar um comentário